sexta-feira, 4 de setembro de 2020

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) preparou um folheto do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio para 2020. Leia abaixo ou baixe o PDF (em inglês).


A prevenção do suicídio continua sendo um desafio universal. Todos os anos, o suicídio está entre as 20 principais causas de morte em todo o mundo para pessoas de todas as idades. É responsável por mais de 800.000 óbitos, o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos. Cada vida perdida representa o parceiro, o filho, o pai, a mãe, o amigo ou o colega de alguém. Para cada suicídio, cerca de 135 pessoas sofrem intenso luto ou são afetadas de outra forma. Isso equivale a 108 milhões de pessoas por ano que são profundamente afetadas pelo comportamento suicida. O comportamento suicida inclui suicídio e também engloba ideação suicida e tentativas de suicídio. Para cada suicídio, 25 pessoas fazem uma tentativa de suicídio e muitas outras têm pensamentos sérios de suicídio.

O suicídio é o resultado de uma convergência de fatores de risco genéticos, psicológicos, sociais e culturais entre outros, às vezes combinados com experiências de trauma e perda. Pessoas que tiram a própria vida representam um grupo heterogêneo, com influências causais únicas, complexas e multifacetadas que precedem seu ato final. Essa heterogeneidade apresenta desafios para os especialistas em prevenção de suicídio. Esses desafios podem ser superados pela adoção de uma abordagem multinível e coesa para a prevenção do suicídio.

Quase sempre a prevenção do suicídio é possível, e você é um elemento-chave nessa prevenção! Você pode fazer a diferença – como membro da sociedade, como filho, como pai, como amigo, como colega ou como vizinho. Há muitas coisas que você pode fazer diariamente, e também no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio (#WSPD), para prevenir o comportamento suicida. Você pode aumentar a conscientização sobre o problema, educar a si mesmo e aos outros sobre as causas do suicídio e sinais de alerta para o suicídio, mostrar compaixão e cuidar daqueles que estão em perigo em sua comunidade, questionar o estigma associado ao suicídio, ao comportamento suicida e aos problemas de saúde mental e compartilhar suas próprias experiências.

Dá trabalho prevenir o suicídio. Os benefícios positivos deste trabalho são infinitos e sustentáveis e podem ter um impacto enorme. O trabalho pode afetar não apenas as pessoas em dificuldades, mas também seus entes queridos, aqueles que trabalham na área e também a sociedade como um todo. Devemos nos esforçar para desenvolver atividades de prevenção do suicídio baseadas em evidências que alcancem aqueles que estão lutando em todas as partes do mundo.

Unir-se é fundamental para prevenir o suicídio. A prevenção do suicídio requer o esforço de muitos. É necessário família, amigos, colegas de trabalho, membros da comunidade, educadores, líderes religiosos, profissionais de saúde, funcionários políticos e governos. A prevenção do suicídio requer estratégias integradoras que abrangem o trabalho no nível individual, de sistemas e da comunidade. A pesquisa sugere que os esforços de prevenção do suicídio serão muito mais eficazes se abrangerem vários níveis e incorporarem várias intervenções. Isso requer o envolvimento de intervenções que ocorrem nas comunidades e envolvem reformas sociais e políticas, bem como intervenções que são entregues diretamente aos indivíduos. Para alcançar o nosso objetivo comum de prevenção do comportamento suicida, nós como público, como organizações, como legisladores e como membros da sociedade devemos trabalhar de forma colaborativa, de forma coordenada, com uma abordagem multidisciplinar.

Todos podem contribuir para prevenir o suicídio. O comportamento suicida é universal, não conhece limites, por isso afeta a todos. Os milhões de pessoas afetadas a cada ano pelo comportamento suicida têm uma visão exclusiva e vozes únicas. Suas experiências são inestimáveis para informar medidas de prevenção do suicídio e influenciar o fornecimento de suporte para pessoas suicidas e aqueles ao seu redor. O envolvimento de pessoas com experiência de suicídio em pesquisas, avaliação e intervenção deve ser central para o trabalho de todas as organizações que abordam o comportamento suicida.

Este é o terceiro ano em que o tema do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio é “Trabalhando Juntos para Prevenir o Suicídio”. Escolhemos este tema porque destaca o ingrediente mais essencial para a prevenção global eficaz do suicídio – colaboração. Todos nós temos um papel a desempenhar e juntos podemos enfrentar de forma coletiva os desafios apresentados pelo comportamento suicida na sociedade atual. No dia 10 de setembro, junte-se a nós e a muitos outros ao redor do mundo que estão fazendo sua parte na prevenção do suicídio. Certifique-se de envolver ou convidar outras organizações locais e colaboradores para organizar um evento para marcar o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio 2020.

________________________________________

“Todos os dias, perdemos muitas vidas para o suicídio e muitas outras são profundamente afetadas por suas mortes. Agradecemos a todos os que enfrentam os desafios da ideação suicida e a todos aqueles que perderam entes queridos por meio do suicídio.”
________________________________________


IASP nas redes:
Facebook
Twitter
YouTube

Use as hashtags: #wspd #wspd2020 #suicideprevention, mas não esqueça as #setembroamarelo #prevençãodosuicídio #qspmsp



0 comentários:

Postar um comentário