sábado, 21 de março de 2020

POR QSPMSP ::
 
Estamos prestes a entrar no estágio mais crítico da pandemia de COVID-19 no Brasil. Não tem jeito: você vai ter que se isolar. Está comprovadíssimo: é a melhor forma de impedir que o coronavírus se espalhe – não é (só) por você, é por todo mundo.

Não se trata de um gesto individual apenas. É preciso que seu emprego esteja garantido, que você receba seu salário igualzinho, que suas férias não sejam comprometidas e um longo etc. Sabemos e concordamos totalmente com isso. Mas, em tudo que for possível, não saia de casa, não ponha o nariz na janela, mande a visita embora.

É bom ter em mente, porém, que o isolamento causa danos psicológicos, e para passar por situações de crise, é importante estar saudável. Trouxemos algumas dicas para ajudar você a se cuidar. Ao longo da quarentena, traremos outras.

E lembre-se: estamos juntos. Se você tiver outras dicas, envie para nós. Estaremos sempre aqui para aquele bate-papo ou apoio online.

1. Siga seu tratamento de forma disciplinada [mais que nunca]
Isso é uma condição. Se você sofre de algum transtorno mental, crônico ou não, não interrompa seu tratamento. Peça ao médico receita para vários meses se for preciso. Faça terapia por Skype ou outro meio virtual. Não tem por que não fazer isso hoje.

2. Saia dos grupos do WhatsApp
Em tempos de crises, as polêmicas tendem a se acirrar nos grupos. Na maioria das vezes, são conversas irracionais entre surdos, que não chegam a lugar nenhum. Isso sem falar na enxurrada de fake news. O pior é que muitas vezes você se sente obrigado a responder. Você não precisa encher a sua mente com um volume de conteúdo desnecessário. Sua mente não é lixeira.

3. Evite excesso de informação
Numa crise como essa, informação é fundamental. Nunca tivemos um volume tão grande de produção de conteúdo público, e isso é bom. Porém muita coisa é fake ou sensacionalista. Escolha um ou dois veículos de confiança para se informar diariamente e adote um critério para ler/ouvir/assistir outras coisas. Não acredite em tudo que você recebe. Aliás, nem leia tudo que você recebe. Escolha o que é mais relevante. Se perceber que até as notícias estão fazendo você se sentir mal, dê um tempo. Coloque sua saúde mental em primeiro lugar.

4. Não abandone os amigos
Há várias formas de se relacionar. Se não deu para ir ao bar ou à balada, converse pela internet. Façam uma festa por Skype, olha que legal! Vamos inventar. [Você pode até conhecer gente nova aí.] Mantenha contato regular com seus amigos mais próximos e com sua família. Crie uma rede de apoio.

5. Estabeleça horário de trabalho [home office]
Se você está trabalhando em casa, estabeleça um horário de trabalho como se batesse cartão. Isso fará com que você tenha uma rotina.

6. Insira uma atividade prazerosa no seu dia
Insira um hobby na sua rotina. Plantar, fazer artesanato, montar quebra-cabeça, fazer palavras cruzadas etc. Limite um tempo diário para não passar vinte e quatro horas obcecado com a mesma coisa. Se está fazendo home office, inclua no meio do expediente uma horinha para isso.

7. Faça uma faxina na casa
Não qualquer faxina. Passe cômodo por cômodo jogando fora tudo que for desnecessário. Livre-se dos entulhos e das coisas velhas, roupas que não servem, papéis que já estão na internet e tudo isso que você sabe bem o que é.

8. Ponha a leitura em dia
Sabe aquele monte de livros que você vive reclamando que não tem tempo pra ler? Pois é.

9. Assista a filmes e séries
Nem precisa falar muito sobre esse tópico. Melhor falar sobre o que não fazer: não faça só isso. Essa quarentena você já faz há anos.

10. Aproveite os serviços gratuitos
Com a crise e o isolamento, vários prestadores de serviço liberaram seus canais. Aproveitem! Tem desde TV a cabo a curso de desenho e idioma. Vamos divulgar conforme forem surgindo. Fique de olho na página.

11. Mantenha alimentação e sono em dia
Juntei esses dois porque fazem parte da mesma condição. É o que determina se você vai conseguir renovar as energias para ter pulsão de vida para a jornada do dia seguinte. Mas, mais do que isso, é o que vai fazer seu corpo manter a imunidade.

12. Pratique atividade física e/ou meditação
Vai ajudar você a oxigenar o cérebro, manter-se em movimento e/ou manter o foco e a atenção. E a não enferrujar depois de algum tempo de reclusão.

13. Evite drogas – qualquer uma
Legais ou ilegais. Elas baixam sua imunidade e podem levar à depressão. Plus: em situações como essa, o melhor é que você tenha consciência plena.


14. Invente novas interações
Chame os vizinhos para conversar ou cantar nas janelas, como os espanhóis e os italianos. Faça reuniões virtuais por teleconferência: Skype, Hangouts etc.

15. Faça um diário da crise
Faça um diário contando como tem sido sua experiência dia a dia com a situação de isolamento: como foi a refeição, a rotina em casa, a conversa com parentes e amigos, como você se sentiu com relação a tudo que está acontecendo etc. Eu estou fazendo em vídeo e está sendo bem interessante.

16. Já ouviu falar de mindfulness?
É atenção plena, excelente para quando a gente começa a viajar e pensar em coisas que não são muito legais. Se alguém se interessar, manda mensagem. Posso dar umas dicas e sei quem pode orientar.

Tem mais? Você fez alguma coisa que deu certo? Manda pra nós!



0 comentários:

Postar um comentário